O enfermeiro no protagonismo da gestão

• Enfermagem

No dia 26 de agosto de 2024, os alunos do 3º e 4º ano do curso de Enfermagem da UniPinhal tiveram a honra de receber a Enfa. Esp. Simone Cavalari, egressa do curso e atual Coordenadora do Bloco Crítico do Hospital Centro Médico de Campinas-SP.

Durante a palestra, Simone destacou o protagonismo do enfermeiro na gestão, ressaltando a importância de ferramentas que qualificam a assistência, aumentam a satisfação dos pacientes e da equipe, e reduzem custos. Ela também enfatizou a liderança como uma competência essencial, não apenas para comandar, mas para guiar e inspirar.

Ao abordar a Medicina Baseada em Valor, a palestrante reforçou a importância de um cuidado centrado no paciente e nas necessidades individuais de saúde.

Para os alunos, além de absorverem os conhecimentos técnicos e científicos transmitidos, ficou o exemplo inspirador de uma profissional bem-sucedida e perseverante. A palestra foi uma oportunidade valiosa para refletirem sobre a importância das habilidades comportamentais na prática da Enfermagem.