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Programa de Iniciação Científica
A Iniciação Científica (IC) é o primeiro passo do estudante no mundo da pesquisa, o que deve ocorrer sob a égide da ética e dentro dos princípios que norteiam a produção de conhecimento científico. Tal atividade vem ao encontro das diretrizes nacionais e deve visar o desenvolvimento sustentável social, econômico e ambiental.
O acadêmico de graduação, de todas as áreas do conhecimento espera, ao seu ingresso, ensino altamente qualificado que lhe confira competência e fácil inserção no mercado de trabalho quando da sua formatura, atendendo ao perfil do egresso indicado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Pedagógico Institucional (PPI). Atender a esse objetivo é fundamental para qualquer Instituição de Ensino, mormente os Centros Universitários e Universidades. Assim, não bastam aulas formais de excelente qualidade, bem planejadas e executadas, ministradas por professores de competência reconhecida. É importante semear no espírito dos acadêmicos o interesse pelo desafio na busca das soluções dos problemas sociais e científicos: tal objetivo será consolidado nos processos de pesquisa científica, quando o aluno, pesquisador em formação, contribuirá na construção do conhecimento, vivenciando-o.
Programas de Iniciação Científica Institucional ordenarão as ações isoladas, envolvendo os estudantes nos fundamentos e nas formas de construção da ciência, preparando profissionais críticos, autônomos, abertos às inovações científicas e tecnológicas e com maiores possibilidades de enfrentar o mercado profissional cada vez mais competitivo e carente de técnicos competentes.
O apoio institucional é fundamental para iniciar os alunos que tenham vocação para a pesquisa, permitindo-lhes participar ativamente em projetos de investigação orientados e coordenados por docentes qualificados.
Por meio da IC, os alunos são incentivados e vivem em ambiente que cria condições para expandir a autonomia intelectual e o espírito crítico e investigativo: o aluno e o professor caminham juntos na construção de egresso voltado para a vida científica. Quebra-se paradigma educacional, tirando o aluno de receptor da informação, para transformá-lo em produtor do conteúdo acadêmico-científico. O horizonte da investigação científica é aberto aos olhos do estudante, que, no futuro, pode ingressar em programas de pós-graduação acadêmica, mestrado ou doutorado, ou mesmo buscar uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho.
O Programa de IC oferece oportunidades para que o estudante seja iniciado no universo do conhecimento científico sob os cuidados de um Professor Orientador, que será o responsável pelo projeto a ser desenvolvido pelo estudante.