
TCC
Material::
Área:
Título:
Descrição física:
TCC
Letras
O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua inglesa: potencialidades e desafios
55 f.
Número de chamada:
TCC/Unipinhal O48u
Idioma:
Português
Publicação:
Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2024.
Ano:
2024
Assunto:
Autores:
Orientador:
Ensino de inglês ;Tecnologias ; Digitais ; Recursos educacionais
Oliveira, Kailani Cardoso de
Victor Oliveira Gulart
Resumo:
A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção de tecnologias digitais no ensino de inglês, promovendo a integração de plataformas e aplicativos como Duolingo, Coursera e Babbel para assegurar a continuidade do aprendizado remoto. Este trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades e desafios do uso dessas ferramentas tecnológicas no ensino da língua inglesa, analisando de que maneira elas podem aprimorar tanto o desenvolvimento linguístico quanto o engajamento dos alunos. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer, que enfatiza que a combinação de diferentes formatos, como texto e imagem, pode reduzir a carga cognitiva e melhorar a compreensão, este estudo visa refletir como essas tecnologias podem contribuir para uma experiência educacional mais dinâmica. Para tanto, a metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, que consiste na análise de teorias e estudos acadêmicos dedicados ao uso de ferramentas digitais no ensino de línguas. Esse enfoque justifica-se pela necessidade de compreender o tema à luz das abordagens mais recentes, possibilitando uma visão ampla das potencialidades dessas tecnologias e das formas de aplicação no contexto educacional contemporâneo. Enquanto os métodos tradicionais oferecem uma base sólida em gramática, as ferramentas tecnológicas promovem aprendizagem interativa, mas carecem de interação humana essencial para a fluência. A pesquisa recomenda uma abordagem híbrida que combine ambos, integrando tecnologias de forma estratégica para fomentar práticas de conversação.