
TCC
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Título:
Descrição física:
TCC
Pedagogia
O Papel Fundamental da Libras na Educação Inclusiva e na Formação Continuada do Professor
25 f.
Número de chamada:
TCC/Unipinhal
Idioma:
Português
Publicação:
Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023
Ano:
2023
Assunto:
Autores:
Orientador:
Língua Brasileira de Sinais ; Estudos Surdos ; Pedagogia ; Ensino-aprendizagem
Ormastroni, Alana Carla de Pontes Silva
Victor Hugo Scanavachi Dias
Resumo:
O presente estudo busca explorar a importância do ensino da Libras – Língua Brasileira de Sinais como intermédio para a inserção da comunidade surda na nossa sociedade, destacando seu papel crucial no pleno desenvolvimento de alunos surdos, especialmente nos contextos educacionais. Deste modo, buscamos analisar a necessidade da incorporação do ensino de Libras em salas de aulas regulares, sobretudo em escolas públicas, sejam elas municipais ou estaduais, demonstrando enfaticamente a necessidade de uma formação continuada para os professores, para que sejam os pilares fundamentais dessa inserção educacional de alunos surdos na sociedade oralizada. Para isto, fizemos uso de uma metodologia qualitativa e bibliográfica, analisando trabalhos acadêmicos de extremo prestígio – muitas vezes pioneiros, já que a questão dos surdos sempre foi negligenciada pela área – e rigor científico, verificando quais são os consensos acadêmicos acerca da atual abordagem pedagógica e, mais importante, o que pensam os egressos surdos sobre o percurso educacional regular que tiveram em sua juventude. Com base nos resultados de nossa análise, vê-se um posicionamento muito bem fundamentado pelos pioneiros dos Estudos Surdos que há uma necessidade urgente de políticas educacionais públicas em macro e microescala para que os surdos sejam realmente amparados pedagogicamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificamos, também, que os egressos surdos, isto é, pessoas surdas que passaram pelo ensino regular sem intérprete, não obtiveram nenhum tipo de formação real no que se refere aos conteúdos estabelecidos pelas diretrizes educacionais. Esperamos que o presente trabalho traga luz a um problema muitas vezes negligenciado pelos próprios profissionais da área.