TCC
Material::
Área:
Título:
Descrição física:
TCC
Pedagogia
Educação Infantil: o papel no contar de histórias no processo de desenvolvimento socioemocional e cognitivo.
26 f.
Número de chamada:
TCC/Unipinhal
Idioma:
Português
Publicação:
Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023
Ano:
2023
Assunto:
Autores:
Orientador:
Contação de histórias ; Educação infantil ; Práticas lúdicas ; Lliteratura infantil
Manoel, Francielli Vicente
Simone Jorge Gonçalves
Resumo:
A contação de histórias na Educação Infantil, é fundamental devido seu impacto no desenvolvimento integral de crianças nos aspectos físicos, cognitivos, motores, sociais e emocionais. Inclusive, pela sua ênfase na promoção ativa da literatura infantil, se destacada como uma estratégia prazerosa que amplia a compreensão das crianças sobre o mundo, assim como, tornando o ambiente escolar mais atrativo e significativo. O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, coletando de informações e observação dos participantes. Os resultados ressaltam a contação de histórias como um recurso lúdico poderoso para a transmissão do conhecimento, especialmente quando enriquecido com estratégias específicas. A justificativa do estudo está na relevância da contação de histórias no contexto do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. O objetivo principal é aprofundar a compreensão sobre a importância dessa prática. Como objetivo específicos incluem a execução de contações de histórias na pré-escola, a abordagem sobre recursos e estratégias e a familiarização com técnicas. A análise dos resultados, forneceu a base para a interpretação e discussão dos resultados, consolidando as conclusões sobre a importância da contação de histórias na Educação Infantil.