TCC
Material::
Área:
Título:
Descrição física:
TCC
Pedagogia
Afetividade no ensino fundamental: reflexões sobre o Autismo e aprendizagem nos anos iniciais
17 f.
Número de chamada:
TCC/Unipinhal
Idioma:
Português
Publicação:
Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023
Ano:
2023
Assunto:
Autores:
Orientador:
EA ; Afeto ; Inclusão ; Cognição
Fernandes, Leticia Caroline
Rita de Cássia Bento Manfrim
Resumo:
Com o advento dos marcos legais que regulamentam a Educação Especial no Brasil, tais como a Constituição Federal Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Plano Nacional de Educação (PNE), professores alfabetizadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais depararam-se com desafios a fim de assegurar a alfabetização da diversidade de sujeitos que compõem a sala de aula, sobretudo aqueles com autismo. Diante desta realidade, o presente trabalho tem por objetivo refletir de que modo a relação afetiva entre os estudantes influencia o desenvolvimento cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, proporcionando importante reflexão, fundamentadas nas teorias de Wallon e Vigotski e outros teóricos que tratam da mesma temática, acerca dos processos inclusivos. Os resultados deste estudo ressaltam que a promoção da afetividade e interações sociais positivas desempenham um papel importante no desenvolvimento cognitivo e emocional de estudantes, especialmente daqueles com autismo. Contudo, apesar dos progressos e reflexões identificados, persistem desafios na prática da inclusão, destacando-se a urgência de aprimorar a formação dos professores no que tange a adoção de práticas pedagógicas que efetivamente sejam inclusivas.