TCC
Material::
Área:
Título:
Descrição física:
TCC
Pedagogia
A arte como ferramenta no processo de alfabetização
12 f.
Número de chamada:
TCC/Unipinhal
Idioma:
Português
Publicação:
Espírito Santo do Pinhal, SP; [s. n.], 2023
Ano:
2023
Assunto:
Autores:
Orientador:
Arte ; Alfabetização ; Letramento ; Dimensão estética e emocional ABSTRACT
Pereira, Juliana Irene Aparecido
Clementina T. J. Monfardini
Resumo:
Este artigo tem por objetivo explorar a integração da arte como uma ferramenta enriquecedora no processo de alfabetização, com base na pesquisa qualitativa, de cunho descritivo bibliográfico buscou conceitos de Soares (2002) e Barbosa.(2009). Soares propõe a abordagem do letramento, onde a linguagem escrita é considerada uma prática social e culturalmente situada. Esta perspectiva enfatiza a interação social como parte integrante do processo de alfabetização e destaca o papel da arte na promoção de práticas culturais envolventes e participativas. Barbosa ressalta a dimensão estética e afetiva da alfabetização, enfatizando a importância da experiência sensorial e emocional na construção de significados. Abordagem sociocultural de Soares amplia a definição de alfabetização, considerando-a como uma prática social. Destacando a importância das experiências sensoriais e emocionais na construção de significados. A integração da arte no processo de alfabetização, inspirada por esses conceitos, não apenas aprimora as habilidades de leitura e escrita, mas também enriquece a relação dos alunos com a linguagem escrita e sua participação na cultura.