UniPinhal

Vasco Luiz Altafin – piracicabano que se tornou pinhalense de coração. Chegou, um menino, em Espírito Santo do Pinhal para estudar Engenharia Agronômica na, então, Faculdade de Agronomia “Manoel Carlos Gonçalves”, onde se graduou em 1990.
Ser humano de muita iniciativa e, também, com muita sede de conhecimento foi, logo após a graduação, vivenciar a agricultura praticada em Israel e na Itália, permanecendo nestes países por um ano. Retornando ao Brasil, obteve o mestrado em Agronomia, com ênfase em Bioquímica e Fisiologia Vegetal, na ESALQ, USP. Logo doutorou-se, em Ciências Biológicas – área de Biologia Vegetal.
Em 1995 iniciou as atividades como professor do Curso de Engenharia Agronômica do UniPinhal. Atualmente, respondendo pelas disciplinas: Anatomia Vegetal, Biotecnologia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Floricultura e Paisagismo e Plantas Medicinais.
Coordena o Curso de Engenharia Agronômica do período noturno, desde a sua instalação em 2014, sendo a mola mestra de sua instalação. Em 2019 passou a coordenar, também, o período integral do referido curso. Atualmente é Conselheiro do CREA-SP.
É produtor rural, consultor técnico em Cultura de Tecidos Vegetais. É um dos três autores do livro Cultivo de Orquídeas. É Orquidólogo e produtor de orquídeas pelos métodos tradicional e in vitro. Conselheiro Regional pelo CREA-SP de 2015 ao atual.
Extremamente dedicado ao ensino, ao Curso de Engenharia Agronômica do UniPinhal e a seus alunos. Vasco é parte da história da Instituição: foi seu aluno, professor e coordenador de curso.
Vasco, o UniPinhal e, especialmente, a Engenharia Agronômica, agradece hoje, e agradecerá sempre, a sua dedicação, competência, sua capacidade, seu altruísmo e disponibilidade à comunidade acadêmica. Sempre mostrou um objetivo único: o desenvolvimento e o bem de todos.
- Profa. Dra. Nilva Teresinha Teixeira
Comments