Nutrição
As boas práticas de manipulação de alimentos são essenciais para a proteção da saúde pública e a promoção da segurança alimentar. A rigorosa aplicação dessas práticas é fundamental para prevenir doenças transmitidas por alimentos e garantir que os mesmos sejam seguros para o consumo.
Em linha com esse compromisso, os alunos do 6º nível do Curso de Nutrição, sob a supervisão das professoras Natalia Figueroa Simões e Rosemeire Dejavitte, uniram-se à Secretaria da Educação e ao Departamento de Alimentação Escolar de Pinhal para realizar um treinamento voltado às merendeiras da rede escolar. Essa iniciativa foi projetada para garantir a qualidade e segurança dos alimentos servidos, em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as normativas da ANVISA, que regulamentam as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
O treinamento aconteceu no dia 4 de outubro de 2024, no auditório do Bloco G da Unipinhal, como parte das atividades de extensão acadêmica do semestre. O principal objetivo dessa ação foi fortalecer o conhecimento técnico dessas profissionais, reduzindo os riscos de contaminação alimentar e prevenindo doenças transmitidas por alimentos. Além disso, contribui para a promoção da saúde dos alunos por meio de refeições seguras e nutritivas.
A participação dos estudantes no projeto não apenas enriquece sua formação acadêmica ao aplicar o conhecimento teórico em um contexto real, como também apoia diretamente a melhoria do ambiente alimentar nas escolas, preparando futuros nutricionistas mais capacitados e conscientes sobre a importância da segurança alimentar.
Comments